O que fazer ao ter diabetes alta?

Para que não sane, a diabetes é caracterizada pela condição em que a produção de insulina é insuficiente ou quando ela não é bem utilizada pelo organismo.

A insulina, por sua vez, é o hormônio que age regulando a glicose e quando ela não funciona bem, a glicose sobre, levando à picos de açúcar no sangue.

O fato é que mesmo em tratamento, uma pessoa com diabetes pode ter dificuldade de manter os níveis desse hormônio regulado, podendo levar um tempo para que se encontra a dose ideal.

O mais importante de tudo é sempre contar com o acompanhamento médico e fazer uso da medicação corretamente, conforme o indicado.

Dicas para ajudar a controlar o diabetes alto

Muita gente não sabe, mas existem algumas dicas que podem ser o segredo para ajudar a controlar o diabetes e manter os valores dentro do que é recomendado, tais como:

  1. Registre em um caderninho os valores dos níveis de açúcar no sangue antes e depois das refeições
  2. Coma pequenas quantidade de doces e sempre depois das refeições, aproveitando para fazer uma pequena caminhada em seguida
  3. Não coma frutas isoladamente, mas sim acompanhadas de outros alimentos, como um iogurte, por exemplo
  4. Faça uma pequena caminhada depois das refeições
  5. Não passe por um período de mais de 3 horas sem se alimentar

Essas são dicas que podem ser aplicadas para os diabetes tipos 1 e 2 e também para o diabetes gestacional. Elas vão ajudar a ter mais controle sobre a condição e evitar que os níveis de açúcar fiquem muito baixos ou muito altos, provocando uma hipoglicemia ou hiperglicemia, respectivamente.

Como controlar a diabetes?

De uma forma geral, até que os níveis de açúcar no sangue se regularizem, é preciso fazer uma verificação do sangue em jejum, bem como antes e depois de cada refeição.

Quando os valores se regularizarem, o médico irá indicar a quantidade de vezes que será necessário fazer a verificação do sangue e isso vai variar de acordo com a medicação indicada.

para fazer essa verificação dos níveis de sangue, será necessário fazer um exame de sangue rápido, que pode ser feito em casa mesmo, com um aparelho que se chama glicosímetro.

Esse aparelho medidos da glicose é algo essencial para os cuidados de um diabético.

Para que tenha controle, é importante que o paciente diabético tenha uma boa alimentação, que seja pobre em açúcares, além de fazer acompanhamento regular com o médico e o controle diário com o aparelho!