O que pode significar o crescimento da próstata?

Infelizmente, assuntos ligados à próstata ou sexualidade masculina, ainda são repletos de tabu pelos homens, dessa forma, transformando em doenças e problemas o que poderia ser facilmente solucionado, caso fossem tratados com seriedade.

Assim, muitos homens ainda desconhecem que conforme envelhecem, é natural a próstata começar a crescer, o que é chamado de hiperplasia prostática benigna, porém, sem nada a ver com o câncer de próstata.

Porém, mesmo não tendo uma relação com o câncer, é fundamental que homens ao perceberem mudanças no tamanho procurarem um acompanhamento médico, e isso porque os sintomas dessa condição podem ser muito incômodos, interferindo diretamente na qualidade de vida e, ainda podendo levar a sérias complicações, como infecção urinária e insuficiência renal.

O fato é que, enquanto em alguns homens o crescimento da próstata não provoca sintomas, em outros, porém, essa glândula pode comprimir a uretra e acabar por causar problemas para urinar, dentre eles, os mais comuns são:

  • Fluxo de urina fraco ou em gotas;
  • Urgência para urinar;
  • Sensação de ainda estar com a bexiga cheia;
  • Vontade frequente de urinar, principalmente à noite.

Dicas para não sofrer com os sintomas do crescimento da próstata

Por tudo isso, quem tem os sintomas de hiperplasia prostática benigna, deve procurar um médico para que o mesmo possa definir o melhor tratamento. Mas, vale seguir, também, algumas medidas simples para amenizar o desconforto, você pode tomar um produto natural como o urotrin e aplicar as dicas abaixo:

  • Procure praticar exercícios físicos regularmente, pois o sedentarismo facilita a retenção urinária;
  • Assim que sentir vontade de urinar, vá ao banheiro imediatamente, e espere até conseguir esvaziar a bexiga completamente;
  • Converse com seu médico sobre os medicamentos que costuma usar para que não corra o risco deles contribuírem para o problema. Assim, o seu médico irá saber substituí-los ou ajustar a dose;
  • Procure evitar beber líquidos à noite, principalmente, bebidas alcoólicas ou com cafeína, já que elas podem afetar o tônus muscular da bexiga, estimulando os rins e fazendo com que tenha vontade de urinar.

Principais problemas que afetam a próstata

A importância de procurar um médico assim que perceber mudanças na próstata  é porque outros problemas podem estar afetando essa glândula, e não apenas o aumento natural, dentre eles, os mais comuns são:

  • Prostatite: o problema se caracteriza pelo inchaço e inflamação da próstata, trazendo, além de dor, dificuldade para urinar, mas os sintomas também incluem dor na área pélvica, no pênis, nos testículos ou na virilha e até febre. A prostatite pode aparecer de forma gradual ou de repente e, ao contrário da hiperplasia prostática benigna, ela é mais comum em homens com menos de 50 anos. O tratamento vai variar de acordo com a causa do problema.
  • Câncer de próstata: esse é o segundo tumor maligno mais comum do homem. Sua presença em estágio ainda inicial, e com a possibilidade de um tratamento mais tranquilo e positivo, só pode ser detectada através de exames regulares, pois se esperar pelos sintomas para procurar um médico, com certeza, o tratamento será bem mais complexo. Por isso,    realize o exame da próstata pelo toque retal a partir dos 50 anos ou antes, em caso de histórico da doença na família.