As varizes são veias que dilatam e se deformam em virtude de uma deficiência das válvulas que bombeiam o sangue no sentido inverso da gravidade.
Esta falha provoca o refluxo do sangue e o acúmulo dentro das veias deixando-as aparentes, doloridas e inchadas.
Geralmente as varizes não oferecem complicações mais sérias, mas alguns casos podem evoluir causando coágulos provocando até mesmo embolia pulmonar e trombose.
O que mais incomoda nesta doença é a questão estética, principalmente entre as mulheres que são as mais atingidas pela doença
A maior incidência de varizes ocorre nas pernas, pela questão da força necessária para bombear o sangue e vencer a gravidade, mas podem surgir em várias partes do corpo.
Existem vários tipos de varizes e tratamentos como o creme Varioff que funciona muito bem dependendo de cada estágio da doença. Vamos conhecê-los?
Tipos de varizes
-
Varizes Reticulares
Varizes reticulares, são as mais comuns. São aquelas veias que aparecem sob a pele de cor avermelhada, bem fininhas muitas vezes nem podem ser vistas a olho nu.
Geralmente são a origem daquela indesejável e temida rede de varizes conhecidas como “vasinhos “que deixam as mulheres tão chateadas com sua aparência.
Como são a origem a melhor opção de tratamento são a escleroterapia e as aplicações de laser transdermico que são procedimentos simples realizados em consultórios ou ambulatórios.
-
Micro varizes
As micro varizes são as de tamanho médio e também surgem na superfície da pele. Tem um aspecto esverdeado ou azulado. Esta coloração ocorre porque estas veias ficam cheias de sangue desoxigenado.
As queixas em relação a este tipo de varizes é muito mais em relação a estética do que a saúde, porem devem ter sua atenção e tratamento pois estão demonstrando que o bombeamento do sangue que volta ao coração está prejudicado o que pode causar sensação de cansaço, inchaço e dores.
-
Varizes tronculares
São as mais grosas, bem mais visíveis e apresentam um pouco de saliência. Mais comum nos membros inferiores (próximas dos pés).
As varizes tronculares são responsáveis pelo aumento dos troncos venosos. Podem afetar a veia safena e causar seria complicações.
Estas varizes em estágios mais avançado podem trazer algumas complicações como inflamações mais agudas, dores, flebite, trombose venosa, além de úlceras e sangramentos de difícil cicatrização principalmente para pessoas portadoras de diabetes.
Seja qual for o tipo de varizes o procedimento correto é buscar orientação de um profissional de saúde que através de exames específicos vai lhe indicar o tratamento adequado ao seu caso.